segunda-feira, 5 de abril de 2010

A ESPIRITUALIDADE NOS ANIMAIS

Escreve: Eugenio Lara


Em: Fevereiro de 2010


OS Todos nascem os animais OS iguais perante a Vida OS mesmos Direitos e dez à Existência.


(Artigo 1 º. Da DECLARAÇÃO Universal dos Direitos do Animal, proclamada nd Unesco em 15 de outubro de 1978)


O espiritismo retirou da Mediunidade todo o aparato místico e sobrenatural Que semper uma cercou Desde a Antiguidade, dignificou uma mulher colocando-a a lado lado com o Homem, atribuindo-LHE Direitos Que semper Foram negados LHE e resgatou um dos animais Dignidade, situando- Elabora SO UM em Processo evolutivo Onde O princípio inteligente ", do átomo AO arcanjo", e se se autoconstrói.

Na cultura ocidental OS transcendência dez animais Não, tem uma alma Não Ser condenada OU salva. Nunca tiveram o Direito à Imortalidade, atributo Exclusivo dos Seres Humanos. De um lado uma ciência, rejeita como Emoções Que espiritualidade EA e de outro, uma religião Que Não Aceita em um SUA transcendência e nega EAo animais o Direito a Vida pós-morte.

Já para o espiritismo SO Uma Possuem animais alma, hum Princípio inteligente INDIVIDUALIZADO OU Espiritual, reencarna Que, evolui, PROGRIDE e em Traz si mesmo, Como todo Princípio inteligente, como potencialidades intelecto-morais e psíquicas vindouras.

O espiritismo Não Aceita em uma metempsicose - uma reencarnação dos Espíritos em corpos animais - Mas Que considerações HÁ UM fio evolutivo de Continuidade Entre o reino hominal EO animal, chamado Pelo Cientista Espírita Francês Gabriel Delanne de Evolução Anímica.

Gustave Geley, metapsíquico pensador, simpatizante do Espiritismo, obra magistral Escreveu uma, do inconsciente AO Consciente, chama Onde uma alma dos animais de Dinamopsiquismo essenciais, hum em Que Entra Processo evolutivo Que Ele denominou-Dínamo de Evolução Genética, conceito Que o sociólogo espírita portenho Manuel S. Porteiro aplicou nd Compreensão dos Processos Históricos à luz do espiritismo.

Para o espiritismo, "os animais, Compostos Também de Matéria inerte e igualmente dotados de Vitalidade, Possuem, Além disso, uma espécie de inteligência instintiva, Limitada, a EA SUA Existência de Consciência e de individualidades SUAS". (O Livro dos Espíritos, Questão 585).

Segundo a filosofia espírita, a Evolução humana se não Inicia Simplicidade Nível da moral e intelectual da Ignorância, mas e antecedida Por Estágios evolutivos nsa reinos inferiores da Criação, fazer plantas minerais, das plantas e dos animais com EAo animais AO reino hominal. Como dizia Léon Denis, o Espírito não dorme mineral, vegetal não sonha, não se agita animal e reino hominal Acorda não.

"Querem uns Que o Homem e animal UM Seja Outros Que o animal Homem UM Seja." Animal é, é homem Homem. "Os animais Não São simples Máquinas, supondes Como. Contudo, a Liberdade de ação, de Que desfrutam, É LIMITADA Pelas SUAS Necessidades E não se PoDE Comparativa à do homem ". É o Que vemos em O Livro dos Espíritos.

606. OS Donde tiram animais O princípio inteligente Que constitui uma alma de Natureza Especial de dotados Que São?


"Do Elemento inteligente universal".

a) - Então, emanam de um Princípio Único UM inteligência do Homem dos animais EA?


"Sem dúvida Alguma, porém, não Homem, Por Que Passou Uma Elaboração uma Coloca Acima da EXISTE Que animal não".

607. Dissestes (190) que o estado da alma do Homem, na sua origem, corresponde AO estado corporal na infância da Vida, Que SUA inteligência Apenas desabrocha e se ENSAIA Para a Vida. Onde Passa o Espírito ESSA Primeira fase do Seu Desenvolvimento?


"Numa série de existências precedem Que O período a quê chamais Humanidade."

600. Sobrevivendo AO Corpo habitou em que, uma alma do VEM Acar-se um animal, DEPOIS da morte, Num estado de erraticidade, Como um Homem fazer?


"Fica NUMA Espécie de erraticidade, POIs Que Não Mais se Acha Unida AO Corpo, Mas não é UM Espírito errante. O Espírito errante É PENSA UM Que Ser e obra Por sua Vontade Livre. De Identica Faculdade Não Dispõe o dos animais. A Consciência de si Mesmo É O Que constitui o atributo principal do Espírito. O do animal, da morte DEPOIS, É classificado Pelos Espíritos A quem incumbe Tarefa ESSA e Utilizado Quase Imediatamente. Não LHE É tempo dado de ENTRAR em Outras Criaturas Relação com. "

O cientista espírita italiano, Ernesto Bozzano, de forma inédita, pesquisou dezenas de casos de materializações de animais, Demonstrando Que uma alma Desses Seres Corpo AO sobrevive e desfruta, momentaneamente, de Uma Quase erraticidade. Esse Quase Significa Bem tempo hum dos Espíritos inferiores ao, dotados de livre-arbítrio, com Plena Consciência de si mesmos e com hum fator diferenciado em SEUS mentais Processos, O Que o Espírito André Luiz denominou de pensamento contínuo. O Que leva um nsa concluir Que não Mundo extrafísico Não HÁ Manadas de elefantes, matilhas de cães OU Uma alcatéia de lobos.

O princípio inteligente Encarnado nsa animais Traz em si como Todas potencialidades morais e intelectuais. Tem, em estado rudimentar, conforme o Nível de Progresso Que Haja Realizado, a afetividade, a inteligência em moralidade EA estado de germe, Tanto Quanto o psiquismo desenvolvido De acordo com um de Necessidade. Quem companheiro de noitada com eles demonstram SABE Que, ainda de forma rudimentar Que, emoções dos Que Humanos Seriam PRÓPRIAS. Expressam Ciúme, alegria, tristeza, medo e Uma série de Emoções conforme o Seu Nível evolutivo.

A ciência Admite Que OS dez animais rudimentar inteligência Uma conforme também, como Necessidades SUAS. Mas rejeita, ainda, a Idéia de Emoções Que possuam. HA UM preconceito científico, paradigmático, Em relação a essa questão. A acusação de antropomorfismo É inevitável em Pesquisas objetivem Que uma Evidência de enguias Que possuam Emoções Humanas semelhantes como. Portanto, a Existência de psiquismo hum, Uma Espiritual de transcendência, de Uma Alma animais nsa, ainda ESTÁ Muito Longe de Ser admitida Pela ciência.

Pesquisas Recentes Sobre a Existência de Emoções nsa Superar o preconceito animais tentam acadêmico do antropomorfismo. Essas Pesquisas UM parágrafo Apontam Caminho Que Venha Possivelmente uma admitir um Existência de animais espiritualidade nos. Espiritualidade Significa uma legião de Uma Dimensão Espiritual Que sobreviva e transcendem uma Matéria, Que tenha Caráter Espiritual um, Relativo AO Espírito, à Existência de Princípio Espiritual um. Isso uma ciência rejeita de forma radical.

Essa Visão transcendental Que o espiritismo oferece nd Compreensão da Vida UM TEM animal profundo sentido ético Deverra Que Ser Aplicado Não Somente não Convívio com essas belas Criaturas, não grande Ecossistema terrestre, Mas Legislação nd Também. Documentos Como uma DECLARAÇÃO Universal dos Direitos do Animal, proclamada nd Unesco em 15 de outubro de 1978, hum par Apontam Comportamento Que dignifica OS animais, atribuindo-lhes Direitos Que Foram negados Semper. O Nível evolutivo de Uma Civilização Também se mede Pelo Tratamento dado um Esses bichinhos Que nsa encantam, seduzem nsa e contribuem para quê Tornar um Nossa Vida Mais Bela.

Eugenio Lara, Arquiteto e designer Gráfico, Fundador e e editor do site PENSE - Pensamento Social Espírita, MEMBRO-Fundador do CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, expositor do Centro Espírita Allan Kardec, de Santos e do Instituto Cultural Kardecista de Santos.


E-mail: eugenlara @ hotmail. com

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